Entenda como essas tecnologias estão presentes no seu dia-a-dia!
Produtividade eficiente é a palavra da vez para que uma empresa cresça de forma saudável e conectada, principalmente no pós-pandemia, em que o home-office está em alta.
Para isso, as ferramentas de comunicação unificada contam com as mais inovadoras tecnologias a fim de aprimorar o modo com que as equipes interagem entre si e com os clientes do seu negócio.
Está na dúvida sobre o que é esse universo? Siga a leitura até o final para descobrir, aprender e implementar!
O que é UCC e suas vantagens?
UCC é a sigla para “Colaboração e Comunicação Unificada”. Na prática, é uma interface que combina ferramentas comunicacionais de colaboração em tempo real ou assíncrono. Facilitando a interação empresarial entre funcionários e clientes.
Trata-se de um conceito que combina vários canais em uma única plataforma, dando acesso aos usuários em apenas um simples clique. Com isso, seus principais objetivos são:
- Otimizar a comunicação ao incorporar canais de voz, vídeo, mensagens de texto, compartilhamento de tela, entre outros;
- Aumentar a produtividade ao promover uma colaboração integrada entre equipes e aprimorando a resolução de problemas;
- Oferecer aos clientes uma maneira fácil e eficiente de se comunicar com sua empresa, melhorando a experiência do usuário.
- Facilitar a comunicação entre equipes remotas ou distribuídas geograficamente, possibilitando a colaboração conjunta de qualquer lugar do mundo;
Essas são apenas algumas das principais usabilidades de uma UCC. Tudo depende da necessidade da sua empresa!
Quais são as ferramentas comumente utilizadas nesta tecnologia?
As soluções de colaboração e comunicação unificada utilizadas por uma empresa variam de acordo com o perfil do negócio e necessidades do segmento. Fatores como localização e tamanho da equipe, público-alvo e verba para investimento também podem influenciar nos gadgets utilizados.
Desta forma, podem estar presentes nesta plataforma tecnologias como VoIP, compartilhamento de tela e área de trabalho, calendários, e-mail, SMS e correio de voz, ferramentas de agendamento, assim como de TI e outras. Há também a possibilidade de integrarmos a rastreabilidade de presença, central de mensagens, reuniões virtuais e brainstormings virtuais.
As vantagens da UCC para sua empresa
Se você está em busca de uma comunicação colaborativa, ágil e principalmente, escalável e flexível, que permita um trabalho assíncrono e totalmente remoto, as soluções digitais de colaboração e comunicação unificadas são ideais para esse cenário que vem crescendo exponencialmente.
Poder oferecer um regime de trabalho com horários flexíveis e de qualquer lugar do mundo se torna hoje um chamariz para novos talentos. Essa é uma chance de oferecer para seus colaboradores um equilíbrio perfeito entre vida pessoal e profissional e, para seus clientes, uma experiência do usuário sem igual.
Outra grande vantagem, é a cibersegurança. Com a migração das soluções UCC para a nuvem, os dados manejados pelas empresas ficam muito mais seguros contra ciberataques, tão comuns atualmente. Além disso, o boom da Inteligência Artificial fez seu nome com a integração dessas tecnologias, auxiliando em tarefas repetitivas e rotineiras.
A relação entre UCC e User Experience
A experiência do usuário é a parte mais importante de uma empresa quando se trata de angariar novos clientes.
Por isso, investir nas mais altas tecnologias é uma vantagem arrematadora para seu negócio. Possibilitar que o cliente entre em contato com seus colaboradores por diversos canais e mesmo assim obtenham uma resposta rápida, assim como facilitar a solução de problemas, com certeza fará com que sua marca receba melhores avaliações e aumente a reputação frente ao público.