Uma das ramificações do geomarketing (metodologia que tem em vista atingir de forma mais inteligente os clientes com base na região em que vivem) é o SEO Local. Essa técnica busca trazer evidência para os sites nas pesquisas ligadas à geolocalização. Isso é quando as pessoas pesquisam por soluções perto delas.
Em diversos aspectos, estar nos canais digitais de maneira planejada e estratégica é muito importante. Entender o comportamento do usuário e principalmente, o perfil demográfico do público da sua empresa é fundamental para alcançar o sucesso.
Por isso, vamos falar hoje sobre o que é o SEO Local e como ele pode ajudar sua empresa a estar melhor ranqueado nos mecanismos de busca e, melhor ainda, na pesquisa de mais potenciais clientes.
O que é o SEO Local?
Você sabia que o SEO pode ir além da otimização das páginas do seu site? Isso é o que acontece com o SEO Local. Já que o principal objetivo desta técnica é trazer estratégias de otimização para os mecanismos de busca, considerando a pesquisa dos usuários por soluções na região em que se encontram, trabalhar também em melhorias no perfil do Google Meu Negócio é muito importante.
Voltando um pouco, o SEO Local diz respeito às estratégias pensadas de forma geolocalizadas, ou seja, utilizando termos que remetem a regiões. A exemplo do “perto de mim” ou “são paulo”, acionando o algoritmo de busca local e modificando a forma com que o Google apresenta os resultados.
Como a intenção do Google é sempre oferecer a melhor experiência possível para seu usuário, quando as empresas utilizam o SEO Local inteligentemente, isso se torna vantajoso para os dois lados.
Mas lembre-se: sua empresa deve deixar bem claro para os algoritmos a região em que se encontra e de atuação, além de trabalhar outras estratégias de conteúdo para alcançar uma melhor autoridade e alcance perante ao público desejado.
Vantagens do SEO Local para sua empresa
O Google tem se tornado um grande aliado na busca por novas experiências nas cidades. Mesmo com a presença dominante da tecnologia, as pessoas ainda buscam descobrir novos restaurantes em suas viagens ou aproveitar uma ida ao cinema local.
Por esse motivo, o motor de busca se preocupa em aprimorar a experiência de pesquisa dos usuários que desejam encontrar respostas enquanto estão em movimento.
Aproveitar-se desse movimento, portanto, é uma chance de estar à frente da concorrência e conquistar novos clientes diariamente. Veja outros benefícios:
Aumento da visibilidade: sendo uma empresa pequena, como chamamos “de bairro”, ter a vantagem de aparecer nas buscas quando o usuário busca pelo que você vende é muito importante.
Auxilia na jornada de compra: imagine que uma pessoa precisa comprar um sapato naquele momento e não sabe para onde ir. Sua empresa aparecendo na busca dela, com certeza será uma opção de compra, o que poderia não acontecer se não estivesse.
Aumento da autoridade: quem não é visto, não é lembrado. Estar presente digitalmente de forma estratégica é indispensável para que sua empresa cresça e possa tornar-se autoridade no nicho de atuação.
Toda empresa deve investir nessa metodologia?
É fundamental compreender que o SEO local pode não ser eficaz para negócios que não possuem uma presença física, como as lojas online, antes de explorar seus benefícios. Por outro lado, essa estratégia de melhoria é extremamente útil para empresas que atendem presencialmente seus clientes.
Nos referimos a estabelecimentos como bares, restaurantes, cafés, teatros, cinemas, baladas, lojas, shoppings, hotéis, hospedarias, salões de estética, barbeiros, instituições de ensino, clínicas, centros de saúde, e diversos outros tipos de negócios.